Ordem do Dia/Expediente: 5 - Indicação nº 109 de 2025 em 6ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 36ª Legislatura (6ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 36ª Legislatura)

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Indicação nº 109 de 2025

Solicitação de transformação da parte da faixa de táxi localizada na Praça Max Wolf, em frente à porta de entrada da agência dos Correios, em um estacionamento destinado exclusivamente para carga e descarga de mercadorias

Tipo de votação

Leitura

Situação de Pauta

 

Observação

Considerando a necessidade de melhorias no trânsito e na funcionalidade dos espaços públicos, venho, por meio desta indicação, solicitar a transformação da parte final da faixa de táxi localizada na Praça Max Wolf, em frente à porta de entrada da agência dos Correios, em um estacionamento destinado exclusivamente para carga e descarga de mercadorias, atendendo o que diz o Parágrafo Único do Artigo 47 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é permitida a criação de áreas específicas para carga e descarga, desde que devidamente sinalizadas e regulamentadas. A transformação dessa faixa em um estacionamento rotativo, com período de parada de até 15 minutos, atenderia às necessidades dos usuários dos Correios, otimizando o fluxo de veículos e contribuindo para a organização do trânsito no local, possibilitando ainda:
1. Demanda por carga e descarga: A agência dos Correios é responsável por inúmeras entregas diárias, atendendo tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Muitas vezes, essas entregas envolvem volumes grandes e quantidades significativas de mercadorias, o que exige um local adequado para carga e descarga.
2. Uso subutilizado da faixa de táxi: A faixa de táxi em questão, em grande parte do tempo, encontra-se vazia, não cumprindo plenamente sua função. Isso tem levado os usuários dos Correios a utilizarem o local para estacionamento, mesmo sem a devida autorização, o que já resultou em multas de trânsito para esses cidadãos.
3. Segurança e organização: A falta de um local adequado para carga e descarga tem causado transtornos tanto para os usuários dos Correios quanto para o trânsito local. A transformação dessa faixa em um estacionamento rotativo com período de parada de até 15 minutos, priorizando carga e descarga, traria mais organização e segurança ao local.
4. Proposta de solução: Sugerimos a demarcação de duas vagas de estacionamento rotativo, conforme ilustrado nas imagens anexas, com sinalização clara e específica para carga e descarga.