Requerimento nº 61 de 2025
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Requerimento
Ano
2025
Número
61
Data de Apresentação
23/06/2025
Número do Protocolo
1181
Tipo de Apresentação
Escrita
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Não
Objeto
Regime Tramitação
Regime em Tramitação Normal
Em Tramitação?
Sim
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Não
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
Requer a Mesa Diretora desta Casa de Lei o encaminhamento de ofício à COPEL – Companhia Paranaense de Energia, solicitando a instalação de um ponto de atendimento no Distrito de Lageado dos Vieiras, com funcionamento mínimo de três dias por semana.
Indexação
Observação
O Distrito de Lageado dos Vieiras conta atualmente com uma população estimada em quase 5 mil habitantes, que se vê obrigada a deslocar-se até o município vizinho de Piên para ter acesso a serviços básicos da concessionária de energia, como:
Retirada e emissão de segunda via de faturas;
Negociação de débitos;
Solicitações de atendimento técnico;
Pedidos de novas ligações;
E demais serviços essenciais ao dia a dia da população.
Essa situação tem causado grandes transtornos à comunidade, especialmente para idosos, trabalhadores rurais, agricultores e famílias de baixa renda, que enfrentam dificuldades de locomoção, custos com transporte e perda de tempo, impactando diretamente sua qualidade de vida.
A instalação de um posto de atendimento presencial da COPEL no próprio distrito representa uma medida de respeito ao cidadão do interior, promovendo acesso facilitado aos serviços públicos essenciais, maior agilidade nas demandas e valorização da população rural.
Além disso, fortalece o vínculo da empresa com a comunidade local, melhorando a relação institucional e garantindo o direito à informação e ao atendimento digno.
Diante do exposto, solicito o apoio dos nobres pares para aprovação desta proposição e o subsequente encaminhamento ao Executivo Municipal e à COPEL.
Retirada e emissão de segunda via de faturas;
Negociação de débitos;
Solicitações de atendimento técnico;
Pedidos de novas ligações;
E demais serviços essenciais ao dia a dia da população.
Essa situação tem causado grandes transtornos à comunidade, especialmente para idosos, trabalhadores rurais, agricultores e famílias de baixa renda, que enfrentam dificuldades de locomoção, custos com transporte e perda de tempo, impactando diretamente sua qualidade de vida.
A instalação de um posto de atendimento presencial da COPEL no próprio distrito representa uma medida de respeito ao cidadão do interior, promovendo acesso facilitado aos serviços públicos essenciais, maior agilidade nas demandas e valorização da população rural.
Além disso, fortalece o vínculo da empresa com a comunidade local, melhorando a relação institucional e garantindo o direito à informação e ao atendimento digno.
Diante do exposto, solicito o apoio dos nobres pares para aprovação desta proposição e o subsequente encaminhamento ao Executivo Municipal e à COPEL.