Requerimento nº 66 de 2025

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Requerimento

Ano

2025

Número

66

Data de Apresentação

30/06/2025

Número do Protocolo

1201

Tipo de Apresentação

 

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Regime em Tramitação Normal

    Em Tramitação?

    Sim

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    Solicita informações ao Executivo Municipal sobre a composição das equipes das Unidades Básicas de Saúde do Município e o cumprimento das normativas do SUS.

    Indexação

    Observação

    Tramitado em Processo Digital: N° 15484/2025 Cód. Verificador: 4645LR4R

    para que sejam prestadas, no prazo legal, as seguintes informações relativas às Unidades de Saúde do município:
    1. LISTAGEM E CLASSIFICAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE
    Nome oficial da unidade;
    Endereço completo e bairro/localidade;
    Classificação técnica segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e a tipologia adotada pelo Ministério da Saúde (UBS Tradicional, UBS com ESF, Porte I, II ou III, etc.).



    2. COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES
    Relação atualizada de todos os profissionais lotados em cada unidade, informando:


    Nome completo;
    Cargo ou função (médico, enfermeira chefe, técnico de enfermagem, dentista, ACS, psicólogo, etc.);
    Especialidade médica (quando aplicável);
    Número do registro profissional (CRM, COREN, CRO, etc.);
    Carga horária contratual;
    Dias e horários de atendimento de cada profissional.
    3. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
    Horário oficial de funcionamento da unidade;
    Indicação se a unidade está operando com equipe plena, conforme a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB);
    Número de pessoas cadastradas/adscritas à unidade;
    Número de famílias acompanhadas (se aplicável);
    Média mensal de atendimentos realizados por profissional e por tipo de serviço.
    Se há realização de visitas domiciliares e o quantitativo.
    Atendimento de Gestantes, idosos e comorbidades de forma individualizada.
    4. ADEQUAÇÃO ÀS NORMAS DO SUS
    Indicar se cada unidade está em conformidade com as normativas do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente:
    Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) – Portaria de Consolidação nº 2/2017 do Ministério da Saúde;
    Composição mínima obrigatória das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal;
    Existência de equipes de apoio multiprofissional (eMulti);
    Territorialização, adscrição das famílias, registro de atendimentos e uso de Prontuário Eletrônico do Cidadão (e-SUS);
    Regularidade na atualização de dados no CNES, conforme normas do Ministério da Saúde.
    5. CUMPRIMENTO DA LEI MUNICIPAL Nº 3.428/2025
    Informar se está sendo cumprida, em cada unidade de saúde, a obrigação de divulgação das informações previstas na Lei Municipal nº 3.428/2025, de iniciativa da vereadora Isabel Cristina Grossl, que determina:
    Publicação dos nomes dos médicos, suas especialidades, CRMs e horários de atendimento;
    Fixação de painel informativo visível ao público na recepção;
    Divulgação no site da Prefeitura e da Secretaria de Saúde;
    Atualização mínima semanal das informações;
    Identificação do nome do diretor da unidade e exibição do telefone da Ouvidoria da Saúde.


    Em caso negativo, indicar quais unidades ainda não cumprem a referida lei e quais providências estão sendo adotadas para sua efetiva implementação.
    6. DÉFICITS E PROVIDÊNCIAS
    Indicar unidades com falta de profissionais obrigatórios (médicos, dentistas, enfermeiros, ACS, etc.);
    Causas da vacância e prazos para recomposição das equipes;
    Ações planejadas para garantir o pleno funcionamento dos serviços básicos de saúde.
    Justificativa:
    O presente requerimento se faz necessário a fim de prestar informações claras e atualizadas à população usuária do serviço público de saúde e para permitir o acompanhamento e fiscalização da prestação dos serviços de saúde no Município. É dever do Poder Legislativo garantir que as Unidades Básicas de Saúde estejam estruturadas e funcionando em conformidade com as normativas do SUS, assegurando assim o direito constitucional à saúde e a adequada oferta dos serviços públicos essenciais.
    Protocolo: 1201/2025, Data Protocolo: 30/06/2025 - Horário: 9:57:58
    Data Votação: 1 de Julho de 2025